CONFIRME SEMPRE JUNTO DE UM PROFISSIONAL SE A JUNTA DA CABEÇA ESTÁ QUEIMADA, MAS EXISTEM SINTOMAS AOS QUAIS PODE ESTAR ATENTO.
Caso ponha o veículo a funcionar, especialmente num dia frio, e veja fumo branco a sair do tubo de escape, então é provável que esteja a ver condensação ou vapor. Se tal deixar de acontecer quando o veículo tiver aquecido, então essa será quase de certeza a causa e é perfeitamente normal, pelo que não há motivo para preocupações.
Se após o veículo ter aquecido, e especialmente ao acelerar, continuar a sair fumo, então está na hora de uma investigação mais profunda, pois é provável que exista um problema mais grave e pode até ser um sintoma de uma junta da cabeça queimada.
O fumo branco, que na verdade é vapor, é um sinal de que pode haver uma fuga de líquido de refrigeração para as câmaras de combustão, onde é queimado, gerando o vapor. Este é um sintoma comum de uma junta da cabeça queimada ou de um bloco partido e é necessária atenção imediata. Se for este o caso, então poderá deparar-se com uma enorme fatura de reparação e é aqui que um vedante como o Steel Seal pode ajudar e, possivelmente, poupar-lhe muito dinheiro.
Um ponto adicional a ter em conta é que o fumo branco também pode ser provocado nos motores a diesel devido a uma falha no sistema de injeção de combustível, frequentemente denominada como “funcionamento rico”. Neste caso, nem todo o combustível é queimado durante os processos habituais do motor e o mesmo é expelido através do escape como fumo branco.
Quando é visível, o fumo azul pode indicar que o óleo se está a misturar com o combustível, frequentemente como resultado de juntas ou vedantes com desgaste. Uma fuga de óleo externa também pode dar origem a fumo azul, dado que o mesmo é queimado ao entrar em contacto com um motor quente. Isto também pode ocorrer em caso de excesso de óleo, pelo que deve certificar-se de que o óleo se encontra sempre no nível correto para o seu veículo.
Um motor é um sistema complicado com muitas juntas e vedantes, e diversos elementos destes podem estar a falhar para provocar esta situação, sendo que o pior caso será o da própria junta da cabeça. Em caso de suspeita de uma junta da cabeça queimada como resultado de uma fuga de óleo, fale com a nossa equipa técnica antes de tentar utilizar o Steel Seal, dado que o mesmo não será eficaz para fugas de óleo externas, mas apenas quando os danos podem ser alcançados através do sistema de refrigeração. Queremos que tenha as melhores hipóteses de sucesso, e por vezes isso inclui não utilizar de modo algum o nosso produto, se o mesmo não ajudar de todo.
Recomendamos sempre que solicite um diagnóstico imediato por parte de um mecânico profissional caso detete fumo de escape azul.
A presença de fumo cinzento pode indicar várias coisas, desde um turbo avariado, até um problema com a Ventilação Positiva do Cárter (PCV), cuja função é reduzir as emissões do veículo, ou simplesmente óleo queimado. Recomendamos sempre que o veículo seja verificado de imediato caso veja fumo cinzento.
Uma razão adicional pela qual pode ver fumo cinzento sair do escape pode ser uma fuga do sistema de transmissão, que pode ocorrer em veículos automáticos. O fumo será produzido à medida que o fluido de transmissão for levado de volta ao motor e for queimado. Uma vez mais, é recomendável que solicite aconselhamento imediato por parte de um mecânico qualificado.
A presença de fumo de escape preto pode indicar um desequilíbrio na mistura do combustível adicionado durante a combustão. O motor queima demasiado combustível, e isto é visto como fumo preto, o qual é uma mistura de acumulações de fuligem e de outras partículas. Irá certamente notar que o consumo de combustível do veículo é prejudicado em resultado disso, assim como o ambiente, pelo que vale a pena verificar tal situação de imediato.
Uma vez mais, existem diversas causas possíveis para isto, entre as quais se incluem um filtro de ar obstruído, uma válvula EGR avariada, um coletor bloqueado, um sensor avariado ou uma falha no sistema de injeção de combustível.
O Filtro de Partículas Diesel (DPF) também pode ser a causa, se conduzir um veículo a diesel. O mesmo está concebido para queimar o excesso de acumulações de fuligem quando o veículo está a circular, normalmente quando atinge velocidades em autoestrada que rondam os 110 km/h. Isto é algo que não deve gerar preocupação caso aconteça esporadicamente ao conduzir a tal velocidade, mas caso apenas percorra regularmente distâncias curtas ou raramente atinja velocidades de autoestrada, então pode provocar problemas no DPF, frequentemente indicados por uma luz de aviso do DPF.
Em todos os casos acima, se estiver preocupado com a presença de fumos de escape, recomendamos que fale com um mecânico conceituado e qualificado para a realização de um diagnóstico correto. A nossa equipa técnica também se encontra sempre à disposição. Caso necessite de ajuda, basta enviar um e-mail para info@steelseal.com, e caso ocorra o pior e a culpa seja de uma junta da cabeça queimada, cá estaremos para o aconselhar quanto à utilização do Steel Seal, e com esperança de o fazermos regressar à estrada o mais rapidamente possível.
Um dos sinais mais óbvios será o indicador de temperatura no painel de instrumentos subir até ao vermelho ou significativamente acima do intervalo normal, ou a apresentação de uma luz de aviso.
Embora seja normal que o capô se revele quente ao toque, um capô extremamente quente é um claro sinal de que o veículo está a sobreaquecer. Como uma orientação muito pouco rigorosa, caso não consiga manter comodamente a mão sobre o capô durante cerca de 10 segundos, então tem uma boa indicação de que o motor está a produzir calor em excesso.
Caso esteja a sair vapor do capô, então é praticamente certo que está a ocorrer sobreaquecimento. Por norma, isto é provocado pelo facto de o líquido de refrigeração ferver, transformando-se em vapor e saindo das câmaras de arrefecimento.
Se o automóvel “cheira a quente”, então é muito provável que algo não esteja a funcionar como deveria. Isto pode ser o resultado do sobreaquecimento do motor e um indício de aquecimento de várias peças, vedantes, fluidos e óleos no interior do motor, que começam a libertar um odor que é muitas vezes descrito como um cheiro a “quente”.
Quaisquer ruídos invulgares provenientes do motor não devem ser ignorados e devem ser verificados. Os ruídos intermitentes ou de batimentos podem ser sinais de sobreaquecimento e podem indicar diversas causas possíveis. Recomendamos sempre a reparação imediata destes problemas para evitar danos graves adicionais, como por exemplo, uma junta da cabeça queimada. Problemas que resultem em perturbações do fluxo do líquido de refrigeração, frequentemente como resultado de um termóstato avariado, podem fazer com que o líquido de refrigeração fique extremamente quente e isso pode resultar em sons de batimentos, à medida que os líquidos de refrigeração, quente e frio, se tentam misturar. Quando o óleo aquece, o mesmo perde a capacidade de lubrificar adequadamente o motor e podem ouvir-se ruídos intermitentes à medida que as peças pouco lubrificadas se movem umas contra as outras.
Uma redução no desempenho do motor pode ser resultado de sobreaquecimento e deve ser verificada logo que possível, especialmente se ocorrer em conjunto com qualquer dos outros sinais acima.O motor está concebido para funcionar a uma temperatura ideal, que é a “temperatura de funcionamento normal” do mesmo. Em geral, encontra-se num intervalo algures entre os 90 e os 105 ºC (195 a 220 ºF). Qualquer aumento prolongado acima desta temperatura terá provavelmente resultados catastróficos para o veículo, uma vez que determinados componentes do motor, simplesmente, não podem suportar temperaturas elevadas durante longos períodos de tempo.
Assim, é importante não ignorar quaisquer sinais de sobreaquecimento. Aquilo que pode começar por ser um termóstato avariado ou um tubo com uma fuga, o que pode ser facilmente substituído, pode terminar numa junta da cabeça queimada e numa potencial fatura de reparação a rondar os 1000 €. As boas notícias são que, muitas vezes, há tempo para corrigir a situação antes da ocorrência de danos permanentes. Examine os sintomas e, se necessário, solicite os serviços de um mecânico profissional. Pode ser que o seu problema permita uma reparação fácil e barata.
Se o capô estiver muito quente ou estiver vapor a sair, é recomendável deixar o motor arrefecer durante alguns minutos e ter cuidado ao abrir o capô. O mesmo se aplica ao remover a tampa do radiador ou a tampa do vaso de expansão para verificar o líquido de refrigeração. Caso exista acumulação de pressão devido ao aquecimento e à expansão do líquido de refrigeração, existe o perigo deste ser expelido para fora do sistema e provocar queimaduras. Portanto, aguarde sempre até o motor ter arrefecido e remova as tampas com cuidado.
Procure quaisquer sinais óbvios de danos e desgaste, como por exemplo fugas de líquido de refrigeração, e verifique o nível do líquido de refrigeração. Se o nível estiver baixo, reabasteça com líquido de refrigeração e controle a temperatura do veículo e o nível ao longo da próxima viagem ou das viagens seguintes. Se o líquido de refrigeração estiver sujo, despeje o sistema e substitua o líquido de refrigeração antigo por novo. Ao averiguar uma fuga de líquido de refrigeração certifique-se de que todas as peças são verificadas, incluindo os tubos, a bomba de água, o termóstato, o radiador e o ventilador.
É claro que caso não se sinta confiante para fazer estas verificações ou julgue que os sintomas são muito maus, pode sempre levar o veículo a um mecânico qualificado para um diagnóstico profissional. Esperemos que lhe seja dito que o problema é de fácil reparação. Contudo, caso lhe seja dito que o problema é a junta da cabeça queimada, então, é claro que pode considerar o Steel Seal como uma alternativa à provável reparação dispendiosa.
Também existem verificações gerais de manutenção que, por norma, devem ser realizadas. Isto inclui procedimentos, tais como verificar e substituir o óleo antigo e sujo. O óleo deve ser sempre substituído regularmente, de acordo com as diretrizes dos fabricantes.
Por fim, se uma verificação visual não permite identificar a origem do problema, então pode ser realizado um teste de combustão ou pressão. Estes testes são concebidos para diagnosticar a existência de uma fuga no sistema e a ocorrência de perda de pressão, ou poderão revelar a presença de gases de combustão no sistema de refrigeração, frequentemente sinais de uma junta da cabeça queimada.
Antes de mais, se suspeitar de sobreaquecimento no seu veículo, não ignore os sinais. Detetar o problema precocemente pode significar a diferença entre a substituição de uma peça barata, como um tubo, ou uma reparação crítica e dispendiosa, como a de uma junta da cabeça queimada. Respeite os passos acima e em caso de dúvida solicite a assistência de um mecânico profissional. Uma vez diagnosticado, o problema deverá ser retificado logo que possível e a peça problemática deverá ser reparada ou substituída.
Se há suspeita de que uma junta da cabeça queimada ou um bloco partido são a causa do sobreaquecimento, então o Steel Seal pode ser a solução. Claro que se o preço do trabalho não é um problema ou se acha que o veículo tem um valor suficiente para justificar a substituição, então esta é a melhor opção. No entanto, quando a reparação não é simplesmente uma opção devido ao custo, ou se o custo da reparação é praticamente ou até mais do que o valor do próprio veículo, então, um frasco de Steel Seal é uma alternativa fantástica.
Lembre-se contudo de que um motor em sobreaquecimento é certamente um sinal de que o seu veículo pode ter a junta da cabeça queimada. No entanto, é importante recordar que uma falha da junta da cabeça é frequentemente um sintoma e não a causa do sobreaquecimento. A verdadeira origem da falha do sistema de refrigeração, caso ainda exista, tem portanto de ser reparada antes de tentar reparar o veículo com Steel Seal.
É por isso que antes de avançar e tentar reparar o veículo com um vedante como o Steel Seal, vale a pena descartar algumas outras causas potenciais. Afinal de contas, queremos que consiga o maior sucesso possível ao utilizar o Steel Seal, e se a junta da cabeça ou o bloco não são a causa, então o Steel Seal não vai ajudar de todo.
Caso julgue que o problema de sobreaquecimento pode ser o resultado de uma junta da cabeça queimada, então não há vedante que seja mais eficaz do que o Steel Seal. Se necessitar de mais ajuda em relação a este problema, não hesite em contactar a nossa equipa técnica através do + 351 914 101 041.
O líquido de refrigeração, tal como o nome sugere, mantém o sistema interno fresco, ao mover-se repetidamente do motor para o radiador e vice-versa, garantindo que o seu veículo não sobreaquece. Caso ocorra uma perda de líquido de refrigeração, a temperatura do motor começará a aumentar e é aqui que os problemas começam.
Uma fuga pelo vedante do líquido de refrigeração pode ser mais fácil de detetar do que outros problemas da junta da cabeça. No entanto, só porque existe perda de líquido de refrigeração não significa que a junta da cabeça esteja queimada. Uma perda de líquido de refrigeração pode dever-se a um tubo fissurado, a um orifício no radiador ou a um problema na bomba de água.
A evidência mais óbvia de uma fuga de líquido de refrigeração consiste em poças do mesmo no chão quando o veículo fica estacionado durante a noite . Se encontrar quaisquer poças é boa ideia abrir o capô e espreitar quaisquer elementos que estejam diretamente sobre a poça, tais como tubos, que vão ou venham do radiador e a zona inferior do próprio radiador.
O próximo passo será olhar para a tampa do reservatório. O líquido de refrigeração pode sair através da tampa do reservatório, caso exista um problema com a própria tampa. Riscas brancas no radiador provocadas pela fuga e secagem do líquido de refrigeração são um indicador essencial de uma fuga através da tampa do radiador. Por sua vez, isto levará ao sobreaquecimento do motor, dado que o líquido de refrigeração não circula pelo sistema como deveria.
É claro que isto nos leva à junta da cabeça. Uma junta da cabeça queimada permitirá que o líquido de refrigeração entre nos cilindros e seja expelido pelo sistema de escape. Isto significa uma vez mais que o líquido de refrigeração não circula pelo sistema e não arrefece o motor, daí o sobreaquecimento do motor. Em muitos casos a junta da cabeça queimou devido ao sobreaquecimento do motor e embora faça com que o sobreaquecimento piore poderá não ser o problema inicial.
O sistema de refrigeração do seu veículo é um sistema vedado de tubos e mangueiras, concebido para bombear líquido de refrigeração/anticongelante no motor. Isto permite que um fluxo constante alcance os componentes, incluindo a junta da cabeça, o bloco do motor e as cabeças dos cilindros, o que permite que o motor continue a funcionar à temperatura correta.
Quando é permitida a entrada de ar no sistema ocorrem bloqueios e a formação de bolhas, o que pode provocar sobreaquecimento e mais danos.
Na maioria dos veículos, o sistema de refrigeração é pressurizado e não pode ter fugas, de modo a bombear o líquido de refrigeração/anticongelante no motor. Quando entra ar neste sistema selado pode ocorrer a formação de acumulações de ar (bolsas), provocando um entrave ao fluxo do líquido de refrigeração, o que por sua vez provoca sobreaquecimento e bolhas.
As bolhas visíveis revelam o aumento da pressão do ar, o que é um sinal de acumulação de ar (obstrução). Uma das causas mais comuns para a existência de ar no sistema é a transferência de pressão de ar do interior da cabeça do cilindro para o sistema de refrigeração a partir de um cilindro ou de uma junta da cabeça com danos. O ar existente provoca a formação de bolhas no reservatório de líquido de refrigeração, o que muitas vezes é confundido com o líquido a ferver.
Quando o motivo é uma falha na junta da cabeça, o ar entra no sistema e provoca a formação de bolhas. Em simultâneo, o anticongelante também flui para a cabeça do cilindro através da junta da cabeça danificada. Isto significa que o sistema se enche continuamente de ar à medida que o líquido sai para os cilindros, reduzindo a pressão do sistema, o que por sua vez faz com que o fluido atinja o ponto de ebulição mais rapidamente. O sobreaquecimento pode ocorrer rapidamente devido à falha da junta da cabeça e também pode fazer com que saia vapor branco através do capô.
Também é recomendável verificar a integridade da tampa de pressão do sistema de refrigeração, dado que esta também mantém a pressão no interior do sistema de refrigeração. Se a tampa apresentar uma avaria ou tiver falhado, esta também tem de ser substituída para evitar qualquer infiltração de ar no sistema após a reparação da junta da cabeça com o Steel Seal.
Um dos sintomas comuns de falha da junta da cabeça é a acumulação de uma lama leitosa que se pode encontrar na parte interior da tampa do bocal de abastecimento do óleo ou ao longo da vareta do óleo, a qual é habitualmente denominada como “maionese”.
A acumulação é provocada por contaminação cruzada entre a água e o óleo e vice-versa, o que o Steel Seal conseguirá reparar através dos canais de água.
Devido à contaminação, é recomendável que após o tratamento com o Steel Seal, o óleo seja despejado com o produto de descarga de óleo do motor Power Maxed e se proceda à substituição com óleo novo limpo. Isto também ajuda a identificar se continua a existir um problema no interior do motor, dado que a acumulação surgirá de novo ao longo do tempo, mostrando claramente que continua a existir um problema.
A junta da cabeça permite que a água e o óleo passem através da mesma. Quando a junta da cabeça está queimada o óleo e a água são capazes de passar devido à elevada pressão no interior do motor.
O óleo contaminado circula por todo o motor enquanto o veículo se encontra em movimento. Quando o veículo para é habitual detetar-se óleo no reservatório de água. Isto é um problema que ficará progressivamente pior até que se vede e se repare.
A existência de óleo na água também se pode identificar através dos sintomas abaixo caso não se note claramente a contaminação no sistema de água. Os sintomas são os seguintes:
Fumo branco a sair do tubo de escape indica que o líquido de refrigeração está a ser queimado na câmara de combustão. Também pode notar um cheiro doce no fumo provocado pelo anticongelante.
De forma idêntica ao fumo branco, o fumo azul significa que o óleo está a ser queimado. Isto não quer dizer necessariamente que a junta da cabeça está queimada, mas pode ser um indicador.
Quando a junta da cabeça já não veda a compressão dos cilindros, a força que impulsiona o pistão para baixo é consideravelmente reduzida. Isto leva a que a potência global do motor sofra uma redução e fique desequilibrada e inconsistente.
Uma perda de líquido de refrigeração e/ou óleo no sistema é outro potencial sintoma de uma junta da cabeça queimada. À medida que a água/óleo se escapa para o sistema e sai pelo escape isto irá levar logicamente a uma perda de água/óleo.
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